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Seu ERP pode estar sendo sabotado!

October 4, 2017

 

Muito bem, o software escolhido, apresenta ótimos sinais de aderência e mostra que será muito útil para controlar e mesmo melhorar a gestão de sua empresa e seus negócios.

 

Mas e seus colaboradores?

 

É fato já muito conhecido, que a aderência de um sistema pelos colaboradores. também conhecidos como usuários, quase sempre é diferente da adesão demonstrada pelos gestores.

 

Embora as necessidades de informações para tomada de decisão seja fundamental, são os usuários que estão diretamente ativos no uso diário e no imput de dados para chegar aos resultados que serão apresentados pelos sistemas, além do crescimento ou diminuição do sucesso do próprio colaborador.

 

Várias formas de boicote ou sabotagem aos sistemas, podem ser ocasionadas justamente pela falta de adesão de um sistema pelos colaboradores da empresa.

Lembre que para o colaborador, existem muitos outros fatores que influenciam diretamente na sua satisfação com a implementação de um sistema.

 

Vamos falar um pouco sobre os fatores que influenciam a adesão pelos colaboradores:

 

Quebra de hábitos e costumes.

 

Para o colaborador, conhecer como o sistema funciona e as formas de agir em determinadas circunstancias é crucial para que o sistema o agrade. Uma troca de sistema, certamente trará uma mudança na forma de trabalho e poderá demonstrar problemas que antes não eram aparentes, além de novas atividades que agora serão exigidas.

 

É muito comum, que colaboradores comparem um novo sistema, com o sistema anterior e por vezes, tentam manter a solução antiga, como refugio para uma possível falta que o novo sistema possa possuir.

 

A facilidade ou dificuldade no uso dos sistemas.

 

Para todo colaborador, quanto mais fácil for o uso dos sistemas, melhor. Porém, é fundamental que se entenda que existem necessidades de informações ou controles para gestão eficaz de uma empresa.


Um sistema com maiores automatizações, que diminua as necessidades de conhecimento, com menos campos para se preencher ou até mesmo a atenção dos colaboradores, certamente será mais aceito dentro da empresa.

 

Conciliar as operações realizadas nos sistemas, com a geração de informações para análise dos resultados e relatórios é o grande desafio de todas as soluções de gestão.

 

Falta de conhecimento.

 

A implementação de uma solução, poderá exigir uma maior qualificação e novos conhecimentos por parte dos colaboradores. Necessidades de mais dados a serem imputados, bem como a identificação correta sobre as informações apresentadas pelos sistemas.

 

Saber das limitações e restrições de seus colaboradores, pode ser decisivo para o sucesso ou fracasso na implementação de uma nova solução.

 

Ao colaborador, cabe a adaptação ao novo cenário e poderá ocasionar na necessidade de atualização de seus conhecimentos.

 

Ao gestor, cabe incentivar seus colaboradores para que estes aproveitem as mudanças para crescer profissionalmente.

 

Redução de suas responsabilidades.

 

Entre as razões para a implementação de novas soluções, certamente é a redução nas necessidades de operações humanas. Para a empresa, isto pode significar uma possível alteração nas atividades operacionais ou mesmo uma redução em custos com colaboradores.

 

Para o colaborador, existe uma percepção de que ele representa um valor junto a empresa e costuma conectar as suas responsabilidades e atividades padrão à este valor. Manter a necessidade da empresa sobre estas atividades pode representar estabilidade e/ou novas oportunidades de crescimento.

 

Mas como todos os problemas, também existem as soluções.

 

O engajamento do colaborador desde a fase de analise e escolha da solução já é um grande passo.


Fazer com que a equipe tenha um espírito de mudança e demonstrar a importância de uma melhora na gestão, bem como apresentar um cenário futuro como meta conjunta e que para alcançar este objetivo existe a necessidade de melhorar a solução poderá ser fator positivo para o sucesso do projeto.

 

Já ao fornecedor da solução é fundamental apresentar ao projeto, profissionais preparados para lidar com dificuldades humanas e técnicas, procurando sempre fortalecer o trabalho em grupo e valorização de todos os envolvidos na implantação dos sistemas e nos contatos de suporte.

 

Em nossa próxima matéria, trataremos justamente das dificuldades no momento da implantação e treinamento.

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